Empresas brasileiras e a diversidade de gênero: Boas práticas

24/10/2017

Quem são e o que estão fazendo as empresas brasileiras, que são líderes na promoção da igualdade de gênero, segundo o Guia Exame e WILL

Na última quinta-feira, as sócias da ImpulsoBeta, Renata Moraes e Daniele Botaro estiveram presentes no lançamento do GUIA Exame e WILL de Liderança Feminina e da premiação das empresas que mais tem avançado em ações de diversidade de gênero no mercado de trabalho.

fotos: André valentim, Cristiano Mariz, Germano Lüders e Gilberto Tadday. Montagem e Tratamento: Carlos Pedretti /EXAME
fotos: André valentim, Cristiano Mariz, Germano Lüders e Gilberto Tadday. Montagem e Tratamento: Carlos Pedretti /EXAME

Das 90 empresas que participaram da pesquisa conduzida pela FGV (Fundação Getulio Vargas), 31 se destacaram e 12 receberam prêmios em diversas categorias, dividas pelo seu setor de atuação.

"Dar visibilidade às práticas corporativas que dão resultado é fundamental para o avanço do tema", diz a advogada Silvia Fazio, presidente da Will.

Das premiadas, apenas 7 têm uma mulher no cargo de presidente ao que se  atribui o setor de atuação da empresa. Saúde e o setor farmacêutico possuem os mais altos números de mulheres na liderança, enquanto que em setores como energia e automotivo, elas são minoria.

Uma das excessões é Tania Consentino, engenheira e presidente da Schneider Electric para a América Latina, que adota metas de número d emulheres na liderança em todas as áreas da companhia, inclusive em setores com poucas mulheres.

"O desafio vale inclusive para as áreas em que é mais difícil encontrar mulheres, como a técnica. Tomamos o cuidado de dar visibilidade para quem bate a meta e também de mostrar que os resultados das áreas com mais diversidade aumentam. É um incentivo para os demais." Tania Consentino presidente da Schneider

A matéria completa e os dados da pesquisa, você acessa gratuitamente aqui no site da EXAME

Parabéns à WILL, Exame e FGV por esse importante levantamento de dados brasileiros sobre diversidade de gênero nas empresas. É um bom benchmark para empresas que estão tentando iniciar ações ou planejar próximos passos da Jornada de diversidade de gênero.

Quer saber como a ImpulsoBeta pode ajudar a sua empresa nessa Jornada? Clique aqui e descubra