04 de abril: de 01 de janeiro até hoje, as mulheres trabalharam de graça

04/04/2019

04 de abril: de 01 de janeiro até hoje, as mulheres trabalharam de graça

Se você é mulher e está trabalhando desde o início do ano, hoje é o dia que você finalmente começa a receber por seu trabalho, se comparada aos homens. O por quê disso? Abismo salarial.

Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Se inscreva em nossa newsletter!

A data de hoje, 04 de abril, é conhecida como um marco da diferenciação salarial entre os gêneros. Isso porque, segundo o Great Place to Work, devido a diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam a mesma posição, as mulheres recebem três meses e três dias de salário por ano a menos que os homens.

Quando falamos de mulheres negras, a data é ainda mais assustadora: em comparação com os homens brancos na mesma posição, as mulheres negras só começam a receber por seus trabalhos no dia 31 de julho.


Assim, a ImpulsoBeta convida todas as empresas a refletirem sobre suas políticas de remuneração. Garantir que não haja diferencial salarial é crucial para que possamos falar de um mercado de trabalho de trabalho com mais equidade de gênero.

Para as áreas de Recursos Humanos deixamos uma dica: investigue suas folhas de pagamento e seu processo de negociação de salário. Tenha consciência de que homens e mulheres têm comportamentos distintos no momento de negociação e reverta esses abismos com ações afirmativas - sua participação é mais do que importante.