3 características de poderosas redes de Networking femininas

12/11/2018

O Networking é um momento extremamente importante para profissionais de alta performance do mercado, e vem cada vez mais construindo carreiras e traçando novos objetivos.  Nós, da ImpulsoBeta, identificamos um comportamento em comum quando fazemos um recorte de gênero. 

Há uma dificuldade por parte das mulheres de alto potencial em construir um networking saudável e interessante profissionalmente, especialmente porque as mesmas sentem-se desconfortáveis de abordar pessoas de níveis hierárquicos superiores, majoritariamente homens. 

Existem muitas atitudes que podem ser adotadas para que essas mulheres se encorajam à ampliar sua rede profissional, tanto no âmbito individual, quanto no âmbito das corporações, que podem realizar iniciativas criando terreno fértil para esse networking dentro da empresa. 

Abaixo trazemos um exemplo de um novo caminho para o Networking Feminino!
Vamos lá!?

Fonte: Itau Mulher Empreendedora
Fonte: Itau Mulher Empreendedora

Tradução Livre do texto da Revista Forbes 

Por: Homaira Kabir

Quando minha filha mais velha completou três anos, decidimos dar uma grande festa de aniversário para ela. Éramos jovens e entusiastas, e tínhamos o mesmo fervor de pais que se maravilhavam com as palavras e ações de cada criança.

Enquanto os convidados falavam com seus agradecimentos e despedidas, um deles, um rapaz, apertou a mão do meu marido e disse: "Grande evento de networking." Apesar de estar totalmente batido àquela hora, ainda me lembro de imaginar quando, entre o Barney. , o palhaço e o show de marionetes, ele encontrara tempo para passar seus cartões de visita.

Avançando rapidamente muitos anos, o trabalho de networking assumiu um novo significado, especialmente para as mulheres. A partir da troca superficial de cartões que outrora foi considerada, o trabalho de networking agora é visto como um espaço seguro e uma caixa de ressonância que pode ajudar as mulheres com alto desempenho a atingir seu maior potencial.

Esta mudança na percepção é em grande parte devido ao aumento dos grupos de networking, exclusivamente, femininos. Os grupos de networking inclusivos, por mais importantes que sejam para o crescimento profissional geral, não permitem que as mulheres tirem as máscaras que usam para se mostrar efetivamente no local de trabalho. Eles não convidam o tipo de conversas mais profundas que vão além do trabalho e em suas vidas e desafios pessoais. Eles também não reservam espaço para a angústia emocional do auto-julgamento que vem de estar em ambientes onde eles têm que ser outra pessoa.

Os grupos de networking femininos fornecem as conexões confiáveis ​​que as mulheres precisam para se esforçarem de um local de segurança e atingir seu mais alto potencial. Quase todas as mulheres bem-sucedidas atestam a força e o apoio que receberam de sua "tribo feminina", que segurava a escada e as aplaudia de baixo. Se você deseja participar ou iniciar um dos seus, aqui estão três principais características que você deseja procurar.

É um espaço seguro?

As mulheres são naturalmente dispostas a serem mais relacionais. Muitas delas viveram uma vida inteira sendo afetadas pelos comentários, linguagem corporal e emoções de outras pessoas - reais ou percebidos. Um grupo eficaz precisa fornecer o espaço sem julgamentos onde as mulheres possam trilhar o caminho da autodescoberta, encontrar a permissão para ser real e autêntico e conectar-se às suas superpotências femininas de receptividade, intuição e coração.

Isso expande sua visão?

As mulheres de alto desempenho estão procurando um lugar para crescer e fazer a diferença, experimentar novas ideias, processar desafios e encontrar validação para suas experiências. O grupo precisa ter mulheres com motivações comuns para que a companhia de outras mulheres brilhantes em jornadas semelhantes possa expandir os limites de sua visão e fornecer insights valiosos que levem ao crescimento exponencial.

Abre as portas para você?

O segredo do sucesso geralmente está no acesso às oportunidades certas no momento certo. Muitas mulheres estão fora do "loop", muitas vezes porque eles carregam o duplo fardo da maternidade e gestão. Um grupo eficaz precisa incluir não apenas mentores, mas patrocinadores que acreditam em você, cuidam de seus interesses e estão comprometidos com seu sucesso. Da mesma forma, você precisa ser um patrocinador para outras mulheres no grupo.

No final do dia, grupos de networking femininos falam do paradoxo de cabeça e coração de uma mulher e apóiam o trabalho interno e externo de ser uma líder.

Bibliografia: https://www.forbes.com/sites/ellevate/2018/11/12/3-characteristics-of-powerful-female-networking-groups/?ss=womenatforbes#75b578ee9146