5 RAZÕES PELAS QUAIS TER MULHERES NA LIDERANÇA BENEFICIA SUA EMPRESA COMO UM TODO

28/05/2018

Tradução livre do texto 5 reasons why having women in leadership benefits your entire company da theBoardlist

Confira o texto original aqui!

Embora a porcentagem de mulheres no pipeline de talentos tenha aumentado constantemente nas últimas três décadas, ainda há grandes gaps de gênero desde o nível de entrada até as posições de alto executivo. Em tecnologia, as mulheres detêm apenas 30% dos cargos de nível de entrada e apenas, cerca de 7% dos conselhos de empresas de tecnologia privadas, são constituídos por mulheres.

Aqui na theBoardlist, já somos verdadeiros crentes no aumento da diversidade de gêneros no trabalho, reunimos cinco razões pelas quais ter mulheres em cargos de liderança beneficia toda a sua empresa.

1. Mais mulheres = melhor resolução de problemas


Mais e mais vezes, os pesquisadores descobrem que a diversidade de pensamento leva a uma melhor resolução de problemas - quando colaboramos com pessoas de diferentes gêneros, orientações sexuais, etnias e raças em nosso local de trabalho, todos fazemos um trabalho melhor.

A Global Leadership Forecast 2014-2015 concluiu que "a diversidade de gênero em seu grupo de liderança significa maior diversidade de pensamento, o que, por sua vez, leva a uma melhor solução de problemas e maiores benefícios para os negócios." No mesmo estudo, quando os pesquisadores perguntaram aos líderes o que fazer para aumentar sua eficácia, eles responderam que "minha organização precisa começar a criar mais transparência, mais atenção para promover mulheres em cargos de liderança e uma atmosfera na qual todos tenham a chance de ser líderes".

Ao contratar e promover mulheres de diferentes origens para a sua empresa, ela fornece uma base excelente sobre a qual construir.

2. Líderes Mulheres são confiáveis


Mais trabalhadores americanos percebem as executivos do sexo feminino como sendo  mais honestas e éticas do que os executivos do sexo masculino. "Mulheres e Liderança" da Pew pesquisou os americanos em 2015 e descobriu que 34% dizem que as mulheres são melhores nisso, enquanto apenas 3% dizem que os homens são melhores nisso (64% dizem que não há diferença).

Embora não esteja claro se isso significa que as mulheres são realmente mais honestas, é uma boa lembrança de como algumas decisões de negócios podem ser moralmente obscuras. Os líderes muitas vezes são incumbidos de escolher entre opções que não são em preto e branco, eticamente falando, e a capacidade de liderar honestamente é importante para o sucesso e a satisfação no trabalho de toda a empresa.

3. Mulheres líderes são mais colaborativas


No ano passado, os pesquisadores descobriram que as mulheres são melhores em fazer acordos no Senado do que seus colegas do sexo masculino - colaborando e trabalhando através das linhas partidárias em maior número do que os homens. "Nos últimos sete anos, segundo a análise do Quórum, a média de senadoras mulheres co-sponsored 6,29 projetos de lei com outra mulher do Senado, enquanto o senador masculino médio co-sponsored 4,07 projetos de lei com outro senador" e que "a média senadora feminina co-sponsored patrocinou 171,08 contas com um membro da outra parte; para o senador masculino médio, esse número era de 129,87.  O que pode funcionar no Senado pode funcionar na sala de reuniões.

4. As mulheres são ótimas mentoras


Embora os estudos tenham mostrado que as mulheres têm mais dificuldade em encontrar mentores do que os homens, 30% das pesquisadas pelo Pew Research consideram que as mulheres são melhores mentoras do que os homens - enquanto apenas 5% acreditam que os homens são melhores mentores do que as mulheres.

A orientação e o sponsor podem ser incrivelmente importantes para o crescimento na carreira e a satisfação no trabalho, por isso, o aumento da oferta "no banco" em sua empresa pode dar uma vantagem aos seus funcionários.

"Não há nada como um ótimo mentor - alguém que possa orientá-lo e fornecer conselhos práticos honestos e em tempo real", diz Jackie Stone, CMO da MiMedia. "Os mentores não julgam seus pensamentos, ideias ou sonhos - eles ajudam você a alcançá-los. Meus mentores me guiaram para novas oportunidades e me incentivaram a assumir riscos.

5. Mulheres Milenium são mais educadas que homens


As jovens de hoje estão começando suas carreiras com melhor educação que os homens. Uma força de trabalho mais instruída é essencial para implementar técnicas inovadoras, desafiando o status quo e introduzindo novas abordagens de negócios. Se as mulheres são mais educadas, as mulheres são ferramentas essenciais para estimular o crescimento de uma empresa.

Siga o dinheiro


Se essas cinco razões não forem suficientes, pense nisso. Uma pesquisa de 2016 com 21.980 empresas de capital aberto em 91 países concluiu que "a presença de mais mulheres líderes em cargos de liderança em gestão corporativa está correlacionada com o aumento da lucratividade dessas empresas". Isso confirma o que estudos após mais de uma década descobriram - que ter aumentado a liderança feminina em sua equipe ou diretoria leva a maiores resultados financeiros. Se isso não te convencer, o que será?