Conheça as ações inspiradoras que grandes empresas promoveram no Dia Internacional da Mulher

25/03/2019

Conheça as ações inspiradoras que grandes empresas promoveram no Dia Internacional da Mulher

Com o Dia Internacional da Mulher, muitas empresas aproveitaram a data para prestigiar suas colaboradoras com os mais diversos tipos de ações. Pensando em impacto e diversidade, separamos algumas ações que são ótimas maneiras de se discutir gênero, mercado de trabalho e carreira. Dá uma olhada nas empresas que fizeram do Dia Internacional da Mulher um marco de empoderamento!

Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Se inscreva em nossa newsletter!

Para estimular os debates e conversas sobre inclusão e igualdade de gênero, a Nestlé Brasil realizou uma série de ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Uma das iniciativas foi a realização de um bate-papo no auditório da sede em São Paulo, com transmissão para todas as unidades da companhia no País, com convidadas e convidado para falar sobre equidade de gênero. A conversa contou com a participação da percussionista e baterista Silvanny Rodrigues, da diretora do Facebook Gabriela Comazzetto, do coordenador de branding e comunicação da marca 'Quem disse, Berenice?' Cadu Pozzan, e da gerente da fábrica da Nestlé em Montes Claros, Silvana Diaz.

Para divulgar o bate-papo, a companhia também realizou uma campanha interna para estimular o combate aos estereótipos. Os próprios colaboradores indicaram frases que são comuns no meio corporativo e que trazem alguma forma de preconceito inconsciente, como: "toda mulher tem o sonho de ser mãe", "é mais fácil trabalhar com homens", "futebol é para meninos", "mulher gosta muito de falar" e "mulheres são muito instáveis". A ideia da campanha foi propor uma reflexão para como repensar o que era dito no cotidiano para ser cada vez mais inclusivo. Dessa forma, as mensagens foram mudadas para versões mais positivas, como "toda mulher tem seus próprios sonhos", "é mais fácil trabalhar com qualquer um que seja competente", "futebol é para qualquer um que quiser jogar", "tem gente que gosta muito de falar" e "pessoas são muito instáveis".

As ações se somam a outras iniciativas realizadas pela companhia para promover a igualdade de gênero. A Nestlé integra a lista de companhias que compõem o Índice Bloomberg de Equidade de Gênero (GEI) 2019. O ranking distingue as empresas comprometidas com a transparência no reporte de ações para promover igualdade de gênero e o avanço da participação das mulheres no ambiente de trabalho.


Seguindo a mesma linha, o Assaí Atacadista aproveitou o Dia Internacional da Mulher para levar para sua matriz, escritórios, lojas e centros de distribuição uma semana cheia de conteúdos para todos(as) os(as) colaboradores(as). Foram trabalhados temas como violência contra mulher, gerenciamento de emoções, virada financeira e vida de equilibrista, com palestras sempre abertas por diretores ou pelos gerentes das lojas, demonstrando o compromisso da alta liderança do atacadista com a data.

Durante a semana no Assaí, a ImpulsoBeta esteve presente levando a discussão de vida de equilibrista e de como as pessoas podem se apoiar para que o volume alto de demandas, pessoais e profissionais, não pesem apenas na jornada feminina. Uma das atividades propostas durante o workshop foi o compartilhamento de desafios, na qual as mulheres compartilhavam seus principais obstáculos e o grupo tentava auxiliá-las na resolução, abrindo caminhos para as mulheres na vida e na carreira. Como material extra de apoio ao workshop, foi apresentado um dos mais recentes curta metragens da Pixar, Purl, que discute pertencimento, cultura organizacional e valorização das diferenças.

Além dessas ações de conteúdo, o Assaí também reconheceu suas colaboradoras com fotos, cartões de reconhecimento, massagem e sessões de biofeedback.


A Raízen é outra empresa que vem construindo uma jornada de ampliação da diversidade de gênero. Após realizar uma série de rodas de diálogos com funcionárias, aproveitou o Dia Internacional da Mulher para reforçar sua campanha interna de Respeito. Além disso, anunciou mudanças afirmativas de benefício das mulheres, como o aumento de licença maternidade para seis meses para todas as colaboradoras. 


A ImpulsoBeta acredita que empresas comprometidas com a equidade de gênero são agentes de grande impacto na discussão de diversidade. Por isso, parabenizamos todas aquelas que se propõe a levar ações inovadoras para o Dia Internacional da Mulher!