CRIANDO OPORTUNIDADES PARA MULHERES SUCEDEREM EM AMBIENTES PREDOMINANTEMENTE MASCULINOS

24/05/2018

Tradução livre do texto Creating Opportunities For Women To Succeed In Male-Dominated Industries da Revista Forbes

Leia o texto original aqui!

Não há como negar que as mulheres enfrentam desafios no ambiente de trabalho. Esses desafios incluem o assédio sexual, o acesso a oportunidades, o efeito "mãe", as diferenças salariais, as lacunas de investimento, o bom e velho clube dos meninos e muito mais. Os desafios aumentam exponencialmente em setores dominados por homens, como finanças, tecnologia, direito e política. Essas indústrias são compostas de 25% ou menos de funcionários do sexo feminino e uma porcentagem ainda menor de mulheres na liderança.

Segundo a pesquisa da Universidade Cornell, "a diferença entre os cargos que os profissionais ocupam e as indústrias nas quais homens e mulheres trabalham se tornou recentemente a maior causa das disparidades salariais entre homens e mulheres, respondendo por mais da metade". Sabemos que a disparidade entre os gêneros na força de trabalho tem sido prejudicial, mas a pesquisa mostra que aumentar
a diversidade não é apenas bom para a empresa, mas para a economia como um todo.

Um estudo realizado em 2011 da Catalyst das 500 empresas da Fortune atesta o fato de que ter mais mulheres na liderança pode beneficiar os lucros de uma empresa. Enquanto apenas 6,4% das 500 empresas da Fortune têm CEOs mulheres, o estudo mostrou que empresas com mais de 3 diretoras superaram aquelas sem mulheres em seus conselhos, obtendo 42% de retorno sobre vendas, 66% de retorno sobre capital investido e 53% de retorno sobre capital próprio.

Uma pesquisa do Instituto Peterson de 2016 com quase 22.000 empresas de 91 países sugere que mulheres em cargos de liderança corporativa podem contribuir e promover o melhor desempenho de uma empresa. O estudo descobriu que ter maior diversidade no conjunto executivo é positivo e significativamente correlacionado com as medidas de desempenho financeiro, como as margens de receita bruta.

Além disso, o estudo de 2015 da Liderança Feminina da KPMG mostrou que 86% das mulheres veem a possibilidade de chegar a posições de liderança e sentem que é um objetivo alcançável quando elas vêem mais mulheres nessas posições.

Por que devemos trabalhar para criar oportunidades iguais para as mulheres em todos os setores? Pesquisas mostram que ter mais mulheres em equipes e em posições de liderança leva a:

  1. Mais inovação
  2. Maior ROE e maior lucratividade
  3. Melhor resolução de problemas
  4. Aumento de oportunidades de sponsorships e mentorships

Empresas e indivíduos podem tomar medidas que estabelecem as mulheres para ter sucesso em qualquer ambiente de trabalho. Veja como:


Não permita que os estereótipos e os preconceitos inconscientes cheguem até você: quando as mulheres lideram, suas características costumam ser percebidas de maneira negativa. A assertividade é percebida como prepotência, e a paixão e empatia como sendo "trabalhadas". É importante olhar além desses comentários e continuar a liderar com confiança.

Encontre sua rede: As mulheres são mais fortes juntas. Encontre uma rede de mulheres que apoiam seus objetivos.

Prepare o cenário: Às vezes, quando você é a única mulher no time, há ocasiões em que os homens planejam reuniões inofensivas depois do expediente, que distorcem de uma forma que afasta outros membros do time. Em vez disso, defina o estágio; crie a próxima situação e inclua todos.

Não tenha medo de falhar: o fracasso não é negativo. É uma oportunidade para aprender, crescer e ultrapassar barreiras que, em última análise, levam ao sucesso. Dê uma chance e falhe. Tente novamente e falhe melhor, mais esperto e mais rápido.

Assuma o controle de suas realizações: quando você realiza algo no trabalho, compartilhe-o com sua equipe e seu chefe e deixe que outras pessoas de fora de sua equipe saibam. Mantenha um diário que acompanhe o que você realizou. Manter seu nome e conquistas na vanguarda manterá você em primeiro lugar para novas oportunidades ou promoções.

Peça o aumento / promoção / nova oportunidade: Isso remete a não ter medo de falhar. Há oportunidades por aí que podem ser perfeitas para você, mas, a menos que você diga ao seu chefe que você está interessado, elas não saberão indicar você. Pergunte: "O que eu tenho que fazer para fazer parte de ..." e então faça.

Se sua empresa não oferecer suporte a você, saia e encontre um lugar que irá oferecer: Você tem a opção de trabalhar onde quiser. É um negócio que atua como um verdadeiro defensor da inclusão e representação ou é orientado pela missão e alinha-se à sua moral? Com a capacidade de escolher onde você quer trabalhar e o que deseja fazer, a satisfação e a produtividade irão de acompanhar

Acreditamos em um futuro onde a igualdade de gênero no local de trabalho não é mais um tópico entre as equipes de liderança e os departamentos de RH. Juntos, todos devemos agir. Ao inspirar conversas, desenvolvimento profissional e mudança cultural, temos a oportunidade de criar um trampolim para que nossos funcionários, colegas e chefes - de todos os gêneros - cheguem mais alto.