Entenda mais: Qual a diferença entre equidade e igualdade de gênero?

18/09/2019

Entenda mais: Qual a diferença entre equidade e igualdade de gênero?

Ao contrário do que muita gente pensa, equidade de gênero e igualdade de gênero não são sinônimos. Mas quais são as diferenças entre os dois termos? Qual dos dois você deve levar para sua empresa? Saiba as respostas dessas questões e entenda mais sobre Equidade de Gênero

Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Se inscreva em nossa newsletter!

Confira a imagem abaixo que ilustra os conceitos de equidade e igualdade:

Consegue perceber a diferença?

Por definição, igualdade se trata de "não se apresentar diferença quantitativa, numa comparação, mostram-se as mesmas proporções". Ou seja, quando falamos sobre igualdade de gênero, estamos dizendo que não devemos diferenciar os tratamentos entre os fatores em comparação.

Já a equidade é definida como o "julgamento justo ou adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça". Assim, equidade de gênero se trata da busca por igualdade, considerando, porém, a realidade prática encontrada.


Veja exemplos de ações de igualdade e equidade de gênero:

- O nivelamento de salários de profissionais com o mesmo cargo dentro de uma área trata-se de uma iniciativa de igualdade, excluindo diferenças quantitativas que podem ter existido em algum momento;

- A realização de um Programa de Mentoring para mulheres diz respeito a uma iniciativa de equidade. Isso porque, tradicionalmente no mercado de trabalho, os homens recebem muito mais suporte de mentores informais, com mais possibilidade de ampliação de sua rede de networking. Dessa forma, um Programa de Mentoring percebe essa diferença de tratamento frente a uma situação concreta e oferece as mulheres a possibilidade de nivelamento de apoio que os homens já receberam informalmente.


Mas afinal, qual das duas você deve levar como valor para sua empresa?

Isso depende do estágio em que a empresa que você trabalha se encontra. Se você já identificou através de um diagnóstico que as oportunidades são igualmente distribuídas entre homens e mulheres e que, na verdade, só são necessárias a aplicação de políticas de oportunidade igualitárias, a igualdade de gênero pode ser o caminho. Porém, se você não tem certeza de como as oportunidades estão sendo repassadas e se, através de um projeto estruturado de análise, você identificou que as mulheres são prejudicadas em situações por vezes até subjetivas, é o momento de falar sobre equidade de gênero.


Na ImpulsoBeta, nós acreditamos que a equidade de gênero é o caminho para uma visão holística e estratégica do negócio, sempre refletindo sobre sua realidade concreta e os objetivos organizacionais que a empresa almeja no futuro.