Entenda mais: Quais os tipos mais comuns de Vieses Inconscientes?

11/09/2019

Entenda mais: Quais os tipos mais comuns de Vieses Inconscientes?

Vieses Inconscientes são rótulos que damos a pessoas e a coisas a partir de uma série de acontecimentos em nossas vidas. Mas você sabe como os vieses de fato se constroem? Ou quais são os tipos mais comuns de Vieses? Saiba as respostas dessas questões e entenda mais sobre Vieses Inconscientes

Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Se inscreva em nossa newsletter!

Pense em como foi o seu dia ontem. Você diria que realizou todas as suas atividades de maneira consciente? Quando você escovou os dentes, você pensou conscientemente em todos os movimentos de escovação? Ou caso você tenha dirigido, você trocou as marchas sempre pensando no movimento a ser feito, tanto com os pés quanto com a mão?

Muito provável que a resposta para essas perguntas seja 'não'. Mas por que será?

Assim como movimentar as pernas para correr faz com que a gente gaste energia, movimentar o cérebro para pensar também demanda energia - e muita.

Para garantir a sobrevivência, um dos trabalhos que nosso corpo tem é poupar energia. Uma maneira para isso é, de fato, agir de maneira inconsciente.

A repetição e o processo idêntico de algumas atividades, como escovar os dentes ou dirigir, por exemplo, se tornam atividades "no automático" - é assim que se formam os Vieses Inconscientes.

Exemplo da construção de um viés: após uma série de experiências ou relatos de que pessoas asiáticas são inteligentes, uma pessoa tende, ao ver alguém de descendência asiática, a associá-la a inteligência, independe de conhecer o indivíduo em questão.

Dessa forma, os Vieses nascem de uma mescla de processos culturais e cognitivos, o que quer dizer que tendemos a enxergar o mundo de acordo com nossas referências e as experiências que tivemos. Esses Vieses podem se demonstrar de várias maneiras, mas no convívio social, alguns são mais recorrentes e comuns a maioria dos indivíduos. Conheça mais sobre eles:

VIÉS DA AFINIDADE: Tendência a aprovar melhor aqueles que percebemos como pares. Estar mais aberto e avaliar melhor quem se parece conosco.

VIÉS DA PERCEPÇÃO: Com base na percepção descriteriosa, reforçam estereótipos sem base concreta em fatos. Dedução a partir do achismo.

VIÉS DE CONFIRMAÇÃO: Disposição para procurar informações que confirmem nossas hipóteses iniciais e ignorar informações que coloquem em cheque nossas crenças. Olhar segmentado para aquilo que desejamos ver.

VIÉS DA AURÉOLA: Uma característica é considerada tão positiva que ofusca suas características negativas. Tal viés faz com que haja uma maior permissividade com os defeitos do objetivo enviesado.

VIÉS DE GRUPO: É a tendência a seguir o comportamento do grupo para não desviar do padrão vigente, com receio de negação ao assumir uma postura divergente.

Esses são só alguns dos mais de 170 tipos de vieses que já foram catalogados por estudiosos da área. Por isso, é sempre importante ter uma postura vigilante quanto a nossos comportamentos para sabermos se estamos avaliando coisas (ou pessoas) com critério ou no piloto automático.

Quer saber mais sobre Vieses Inconscientes e se livrar de condutas tendenciosas? Faça o curso online da ImpulsoBeta em parceria com o Descola!