es-3 motivos para se tornar expert em Vieses Inconscientes o quanto antes
3 motivos para se tornar expert em Vieses Inconscientes o quanto antes
Para a maioria dos gestores ou profissionais de Recursos Humanos, o termo vieses inconscientes não é novidade. Os vieses são rótulos que damos a pessoas e a coisas a partir de uma série de acontecimentos em nossas vidas. Eles nascem de uma mescla de processos culturais e cognitivos, o que quer dizer que tendemos a enxergar o mundo de acordo com nossas referências e as experiências que tivemos. Mas por que é tão importante ter domínio sobre eles?
Vieses afetam o dia a dia das pessoas. Percebemos eles em situações que, só de olhar, achamos que sabemos quem é aquela pessoa, se aquele produto é bom ou ruim ou se aquilo é ou não é "coisa que se faça". Para entender melhor como os vieses afetam a realidade das empresas, veja agora 3 motivos para se tornar expert em vieses inconscientes:
- Para garantir avaliações de desempenho justas
Vieses podem fazer com que tenhamos julgamentos extremamente rígidos com algumas pessoas ou percepções mais positivas de outras. Pensando sob a perspectiva de gestão, a influência dos vieses se torna ainda mais intensa - isso porque, se a pessoa que é responsável pelas tomadas de decisão de promoção não consegue compreender até onde vão seus vieses, ela pode ter uma visão distorcida da realidade e avaliar seus subordinados de maneira errônea.
- Para atrair os melhores talentos
Não é só na avaliação com quem já é funcionário que os vieses importam. Quando temos uma pré-disposição pessoal a preferir certos comportamentos, pessoas que demonstram tais comportamentos podem ser privilegiadas em processos de seleção, por mais que as características em questão não sejam necessárias ao cargo, fazendo com que deixemos de contratar até alguém mais apto para a função.
- Para evitar erros nas decisões de remuneração e benefícios
Vieses também afetam o bolso de que está sendo julgado. Isso acontece porque, se a percepção enviesada que temos faz com acreditemos que determinada pessoa não tem se esforçado tanto quanto deveria ou não tem o comportamento ideal - embora os números mostrem o contrário - podemos nos tornar menos pró-ativos a buscar um aumento de remuneração e melhoria de benefícios para o colaborador.
Além desses que citamos, é fato que os vieses afetam o relacionamento e o desenvolvimento dos funcionários - impactando, dessa maneira, tudo que permeia a empresa. Assim, ser um gestor que tem consciência dos seus vieses e que sabe como evita-los faz com que tomemos decisões mais assertivas para a empresa.
Acesse também:
Siga a ImpulsoBeta nas redes sociais:
Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Inscreva-se em nossa newsletter!