Negócios de Impacto Social
O que são e cinco dicas para empreendedores
Mais do que uma empresa atenta às boas práticas ESG, os Negócios de Impacto são organizações que têm como foco solucionar uma problemática socio-ambiental e gerar receita a partir disso. Eles têm cada vez mais se tornado protagonistas na solução dos principais desafios de nosso tempo e trazido inovações tanto para o terceiro setor como para as empresas tradicionais.
O desafio das pessoas empreendedoras de impacto é grande. Eles precisam satisfazer as demandas do mercado e as necessidades de determinada comunidade. Mas há dicas que podem facilitar essa jornada.
Dica 1: Escute a comunidade que compartilha a problemática
Tanto o impacto quanto a receita gerada dependem da boa compreensão do problema a ser resolvido. E, para isso, é fundamental vivenciar o contexto da comunidade, observá-la e escutá-la atentamente. Se possível, a envolva em seu negócio, seja como colaboradores, fornecedores ou parceiros. As pessoas que compartilham um desafio o conhecem muito bem e já tentaram criar diversas soluções. Elas são, portanto, a melhor fonte de ideias para sua empresa.
Para essa primeira dica, sugiro mais dois conteúdos de aprofundamento:
Verbete Draft: o que é Job to be Done
Outcome-Driven Innovation: JTBD Theory in Practice (em inglês)
Dica 2: Crie uma solução simples e que funcione
Crie uma solução que de fato endereça os problemas levantados e a valide com a comunidade. É leviano achar que nós teremos a solução perfeita e completa. Assim, é mais valioso uma solução que resolve parcialmente o problema e pode ser aprimorada ao longo do tempo a partir do feedback dos consumidores.
É importante que toda ampliação de portfólio de produtos e introdução de novas linhas de receita passem por esse processo. Ou seja, ele não é só válido na construção inicial de um modelo de negócio.
Dica 3: Para crescer de forma eficiente tenha foco
É muito comum encontrarmos empresas que de partida criam um portfólio extenso de soluções e tentam atender diferentes segmentos de clientes. De fato, é um raciocínio justo. Nós fomos ensinados a pensar em "não ter todos os ovos em uma única cesta". Porém, o que elas não percebem é que cada solução possui (mesmo que em pequena escala) um modo diferente de ser operacionalizada e a médio prazo a complexidade operacional delas em conjunto é tão grande que a empresa não consegue escalar.
Assim, a dica é ter foco. Comece vendendo uma única solução por vez para um único segmento de clientes. Quando atingir a otimização da venda, produção e entrega da solução, agregue mais uma ao seu portfólio. E assim por diante.
Para essa dica, sugiro mais um conteúdo de aprofundamento:
O processo de validação e os voos de galinha - Blog Quintessa
Dica 4: Garanta que o impacto está institucionalizado
Os negócios de impacto normalmente nascem de empreendedores e empreendedoras muito engajadas e com grande conhecimento sobre o problema que querem resolver. Ao passar dos anos, com o crescimento dos times, a missão de difundir o propósito se torna cada vez mais árdua. Um negócio de impacto em que as contribuições da equipe não estão alinhadas com o propósito corre grande risco de não estar de fato gerando impacto.
Para isso, é importante ir além da tradicional definição de missão, visão e valores. Invistam em desdobrar os valores em comportamentos alinhados com o propósito e rituais que reforcem esses comportamentos ao longo do dia a dia.
Para essa dica, sugiro mais um conteúdo de aprofundamento:
Gestão de pessoas e cultura: dicas para negócios de impacto - Blog Quintessa
Dica 5: procurem apoio!
A jornada pode ser bastante solitária para quem empreende. E para aqueles que empreendem para resolver suas próprias problemáticas é ainda mais difícil.
Procurem apoio de outros empreendedores e empreendedoras. Existem comunidades específicas para isso, tanto físicas quanto em redes sociais.
Além disso, busquem por mentores e mentoras que possam complementar os conhecimentos necessários para sua empresa.
E por fim, se aproximem de pessoas relevantes em seu mercado para facilitar a abertura de portas comerciais e parcerias.
Existe um tipo de organização que oferece esses três itens, são as aceleradoras de negócios de impacto. O Quintessa é um exemplo delas e existem outros ótimos exemplos. Nosso papel é nutrir uma rede de empreendedoras e empreendedores, apoiá-los na transformação de suas empresas, conectá-los com mentorias e abrir portas com o mercado e grandes empresas.
Independente do modelo que preferirem, vale se apoiar em pessoas que estão trilhando as mesmas jornadas!
Artigo produzido por Gabriel Costa, Gestor de Projetos do Quintessa