Entenda mais: O que é ambição profissional e como ela afeta homens e mulheres?

04/09/2019

Entenda mais: O que é ambição profissional e como ela afeta homens e mulheres?

Ambição profissional nada mais é do que o desejo pelo crescimento na carreira e a disposição para alcançá-lo. Entenda mais como ele se manifesta em homens e mulheres e se ele difere conforme o momento de vida.

Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Se inscreva em nossa newsletter!

Quando falamos de pessoas ambiciosas, é muito comum associarmos elas a ganância. Contudo, os dois adjetivos, embora muitas vezes tidos por sinônimos, expressam sentimentos distintos.

De acordo com o estudo "Dispelling the myth of gender ambition gap", realizado pela BCG Consulting em 2017, a ambição é uma característica essencial para o crescimento profissional em uma dinâmica corporativa em que cada vez mais os próprios colaboradores são protagonistas e estruturam seus planos de carreira.


A ambição difere entre homens e mulheres?

Na discussão de equidade de gênero nas empresas, quando falamos da ausência de mulheres em cargos de alta liderança, é comum surgir a pauta do desejo feminino por ocupar essas posições. Será que as mulheres não estão presentes por barreiras ou por escolha?

Para responder essa dúvida, a BCG perguntou aos mais de 5.000 respondentes de seu estudo (divididos equilibradamente entre homens e mulheres), quais deles estavam almejando alcançar uma promoção para o mais alto nível de liderança dentro de suas organizações.

Nas empresas que tiveram um baixo progresso na diversidade de gênero nos últimos três anos, a diferença foi grande: 83% dos homens almejavam uma promoção, em contraposição a 66% das empresas.

Já em organizações que tiveram um alto progresso nos últimos três anos, a porcentagem de mulheres ambiciosas salta para 85% - e conta ainda com um crescimento masculino, atingindo a marca de 87% dos homens.


O que podemos tirar disso?

A ambição profissional está diretamente ligada ao ambiente e a role models. Em espaços mais igualitários, tanto homens quanto mulheres se sentem mais engajados para exercer suas funções, mais próximos aos valores das organizações e mais confortáveis com o equilíbrio entre vida pessoal e carreira.

A ImpulsoBeta acredita que uma empresa focada em resultados deve estimular a ambição de todos os funcionários, para assim garantir times mistos de alto desempenho. Para isso, investir em diversidade e inteligência de gênero é crucial para as organizações.