O que é Inteligência de Gênero?

30/05/2019

O que é Inteligência de Gênero?

A ImpulsoBeta está lançando um curso para capacitar gestores dentro da competência de Inteligência de Gênero. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Se inscreva em nossa newsletter!

Reconhecer que homens e mulheres têm bagagens diferentes e saber administrar essas diferenças para gerar alto desempenho. No sentido mais simples, Inteligência de Gênero é isso.

Com um histórico bem distinto do masculino quando falamos de inserção no mercado de trabalho, as mulheres hoje representam mais de 40% dos trabalhadores formais do Brasil, sendo maioria em alguns setores e ao menos um percentual expressivo na maior parte das empresas. Mas será que estamos usufruindo de todo potencial dessas funcionárias?

Muito se discute sobre a importância da diversidade em empresas que buscam ser inovadoras e ser mais assertivas na solução de desafios. E isso já é fato: times mais diversos tomam melhores decisões, propõem soluções mais inovadoras, além de estimularem o engajamento e a retenção de todos os funcionários. Para usufruir de forma plena desses benefícios, precisamos gerir nossas equipes com Inteligência de Gênero.

O primeiro passo para isso é ter a sensibilidade de que as experiências e expectativas que as pessoas tiveram em suas vidas e carreiras (em boa parte) são influenciadas pelo fato de serem homens ou mulheres.

O segundo passo é entender que precisamos rever a maneira como conduzimos reuniões, realizamos entrevistas de emprego, desenhamos planos de desenvolvimento ou simplesmente confraternizamos, para garantir que despertaremos igualmente o potencial de homens e mulheres.

Por fim, precisamos ter uma conversa franca sobre o que ainda significa ser homem e ser mulher nos dias de hoje, superando tabus: tanto o tabu de que admitir diferenças seria o mesmo que indicar que um grupo é superior a outro; quanto o de que falar de ajustar qualquer coisa no ambiente de trabalho para incluir melhor um grupo não seria meritocrático.

No mini-workshop que será realizado, a ImpulsoBeta pretende compartilhar um pouco do que há de mais recente nos estudos de Inteligência de Gênero, quais são as inclinações de homens e mulheres, o que é cultural e o que é biológico e promover a discussão sobre como os gestores podem criar ambientes que permitam um desempenho de alto impacto de seus times mistos.


Sobre o curso

Data e horário: 26 de junho de 2019, das 18h às 20h30

Local: ImpulsoBeta - Rua Fidêncio Ramos, 100 (São Paulo)

Valor: R$270,00 (com 5% de desconto em transferência bancária/boleto, ou 12x sem juros no cartão de crédito)

Inscreva-se aqui!