Entenda mais: O que é Inteligência de Gênero?

30/05/2019

Entenda mais: O que é Inteligência de Gênero?

As mulheres são mais de 40% dos trabalhadores formais do Brasil, sendo maioria em alguns setores e ao menos um percentual expressivo na maior parte das empresas. Mas como esses talentos estão sendo explorados? Se você pensasse em sua equipe, você diria que todos os talentos estão sendo potencializados?

Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Se inscreva em nossa newsletter!

Temos pela frente uma grande oportunidade de usufruir de forma plena do talento feminino e de formar times mistos de alto desempenho, que se complementam na solução de desafios. Para que isso realmente aconteça na prática, é necessário gerir as equipes com Inteligência de Gênero.

Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Inteligência de gênero significa reconhecer que nossos profissionais chegarão ao mercado de trabalho com uma bagagem diferente influenciados pelas experiências e expectativas que tiveram em suas vidas e carreiras (em boa parte) pelo fato de serem homens ou mulheres.

Ou seja: Inteligência de Gênero é entender que precisamos rever nossos processos para abraçar as mais diferentes bagagens - a maneira como conduzimos reuniões, realizamos entrevistas de emprego, desenhamos planos de desenvolvimento ou simplesmente confraternizamos, para garantir que despertaremos igualmente o potencial de homens e mulheres.

Para se trabalhar essa habilidade, é necessário ter uma conversa franca sobre o que ainda significa ser homem e ser mulher nos dias de hoje, superando tabus: tanto o tabu de que admitir diferenças seria o mesmo que indicar que um grupo é superior a outro quanto o de que falar de ajustar qualquer coisa no ambiente de trabalho para incluir melhor um grupo não seria meritocrático.

Desenvolver essa característica não só é crucial para líderes, mas também o caminho para que profissionais de Recursos Humanos sejam mais estratégicos dentro das organizações.