OS BENEFÍCIOS DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO

11/05/2018

Abordar o tema diversidade ainda gera um certo desconforto na maioria das empresas. No entanto, há estudos e pesquisas que demonstram a urgência da discussão sobre o tema e os benefícios que o mesmo pode gerar para os resultados da empresa.

Não é só uma questão de o certo a ser feito... Não é justiça social. É negócio e oportunidades de negócio que podem ser perdidas caso a empresa não olhe para uma questão tão latente.

Entre os benefícios da diversidade estão:

1. MELHORA NA PERFORMANCE FINANCEIRA

Estudos divulgados nos últimos anos, têm dado um foco particular sobre o impacto de melhorar o equilíbrio de gêneros e seu efeito no resultado financeiro. Exemplo disso é a recente pesquisa da Mckinsey & Company
sobre o impacto de ter mulheres na liderança das empresas:
Ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% a chance de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média

 Além disso, a McKisney & Company publicou um relatório concluindo que "se todos os países investissem na igualdade dos gêneros, o PIB mundial poderia aumentar em até US $ 12 trilhões até 2025". 

Confira mais sobre esse relatório!


2. INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE

Se você deseja construir equipes ou organizações capazes de inovar, você necessita de diversidade. A diversidade aumenta a criatividade, incentiva a busca de novas informações e perspectivas, levando à inovação. Adicionalmente, uma pesquisa da Cloverpop, uma plataforma de
avaliação de tomada de decisões em empresas, concluiu que times diversos tomaram melhores decisões em até 87% das vezes. Ou seja, temos ganhos de produtividade também.


Leia mais sobre inovação no artigo da Forbes

3. FORTALECIMENTO DA MARCA

Muitos estudos têm mostrado que o engajamento e a retenção de talentos está diretamente associada ao valor que a empresa dá a diversidade. Não são só as mulheres, os portadores de NE ou só negros que prezam diversidade de gênero nas empresas. Todas as pessoas se sentem mais ligadas aos valores da companhia quando a mesma valoriza diversidade. Todos nós somos diversos e nos enquadramos dentro de alguma diversidade.

4. ENGAJAMENTO E RETENÇÃO

Para entender e se conectar com seu cliente, cada dia mais diverso, é importante ter diversidade na equipe. Exemplo dessa tendência é que no Brasil, as mulheres tomam decisões de compra sozinhas ou ao lado de seus parceiros em 97% dos lares, de acordo com uma pesquisa realizada pela agência J. Walter Thompson em 2016.

Logo, é importante quebrar estereótipos de gênero. Boas referências são a campanha Skolors no mundo das cervejas e uma recente ação da Johnson´s.

Muitos estudos têm mostrado que o engajamento e a retenção de talentos estão diretamente associados ao valor que a empresa dá à diversidade. E não são apenas as mulheres em empresas que prezam diversidade de gênero, nem só portadores de necessidades especiais ou negros... Todas as pessoas se sentem mais ligadas aos valores da companhia quando se valoriza a diversidade. Todos nós somos diversos e nos enquadramos dentro de algum tipo de diversidade.