Porque precisamos atualizar a definição de diversidade?

30/07/2018

Tradução livre do texto "Why we need an updated definition of diversity" de Rose Baki

Esse cenário parece familiar? Os altos líderes da sua empresa já anunciaram seus compromissos com inclusão e diversidade. Você já está mensurando indicadores de diversidade no processo de recrutamento e já estabeleceu um grupo de pessoas que irão dar suporte aos novos talentos, assim que esses entrarem. Mas há uma coisa que ainda falta. A conversa de diversidade e inclusão compreende mais aqueles que já se preocupavam com o tópico antes, em vez do conjunto mais amplo de pessoas que precisam "optar por" para efetivar uma mudança real. O progresso está parado na conversa, em vez da ação no dia-a-dia, o tipo de ação necessária para realmente mudar a cultura corporativa e social. Você não está sozinho.

As empresas estão acordando para a noção bem documentada de que uma força de trabalho que melhor corresponde à vasta diversidade da nossa sociedade não é apenas socialmente responsável, é um fator crítico para o desempenho e o crescimento dos negócios. Infelizmente, muitos ainda operam sob uma abordagem superficial à diversidade que limita a propriedade do conceito ao RH, e geralmente reduz a tarefa à uma série de tarefas a serem realizadas como uma "To do list".

Cultivar locais de trabalho verdadeiramente inclusivos e diversificados requer uma compreensão e implementação mais amplas e significativas do conceito. 

No centro desta importante oportunidade está a necessidade de repensar uma abordagem à diversidade que muitas vezes pode ser percebida como "forçar" o tópico para o público. Em vez disso, acreditamos que as organizações precisam criar um "puxão" que inclua e engaje emocionalmente todos os funcionários, levando-os a compreender profundamente os benefícios e a catalisar uma mudança real em nome de si mesmos e de seus colegas.

Trabalhando com clientes, ouvindo colegas e observando organizações globais líderes, aqui estão alguns tópicos comuns para criar e sustentar culturas verdadeiramente inclusivas e diversificadas:

Narração de histórias humana

A comunicação interna em torno da diversidade tende a se concentrar em iniciativas pontuais, muitas vezes competindo com as muitas outras mensagens que os funcionários recebem diariamente. Nosso conselho para organizações que buscam comunicar o conceito é criar uma narrativa convincente sobre o que a diversidade significa para seus funcionários e como ela se conecta explicitamente com o objetivo da empresa. Isso oferece uma excelente oportunidade para que o RH e o Marketing se unam para gerar maior impacto em toda a organização. Criar uma história que se conecte com os funcionários em um nível emocional elevará todas as futuras comunicações de inclusão e diversidade e preparará o cenário para uma cultura unida, afinada para prosperar em uma mistura de origens e perspectivas.

Incorporando a "diversidade" na maneira de fazer negócios

É claro que as palavras não têm sentido, a menos que os princípios de inclusão e diversidade estejam incorporados nas interações diárias do negócio. Este é sem dúvida o mais difícil, mas também o aspecto mais importante de inclusão e diversidade dentro da cultura de uma organização. Tanto os gerentes quanto os funcionários precisam de orientação sobre como a organização espera que eles se comportem individualmente e em equipe. Eles também precisam ver incentivos e recompensas alinhados com esses comportamentos. Isso pode ser tão simples quanto dividir tempo em reuniões para que todos, incluindo os funcionários remotos ou o funcionário mais jovem, tenham voz ativa na criação de estruturas de recompensas para reconhecer comportamentos de gerenciamento inclusivo. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, as organizações que começarem redefinindo a diversidade, contando a história de maneira humana e orientada por propósitos, e colocando essa história em prática, serão as que irão avançar. Ao fazer isso, você priorizará uma diversidade mais abrangente de pontos de vista e experiências das quais a saída criativa da organização será desenhada.