Teste MBTI: entenda para que serve, como usar e sua relação com a diversidade
Você já ouviu falar em MBTI? Saiba que a sigla se refere a um importante teste de personalidade capaz de entender o comportamento de uma pessoa, proporcionando informações sobre suas ações no ambiente de trabalho.
Em busca de mais diversidade e autoconhecimento nas empresas, o teste MBTI vem sendo muito aplicado em processos seletivos ou em processos de mudanças de cargo.
Identificar a percepção do mundo das pessoas, receber informações simples e elencar prioridades delas são algumas funções que esse teste realiza. Quer entender mais sobre o assunto? Continue acompanhando este conteúdo até o final. Boa leitura!
Entenda para que servem os testes de personalidade
Os testes de personalidade visam identificar traços individuais das pessoas, analisando a maneira que elas reagem mediante determinadas situações. Essa estratégia pode ser utilizada em psicoterapias ou, ainda, no recrutamento e seleção de profissionais para uma determinada função.
Junto à análise de currículo, à entrevista e às dinâmicas em grupo, os testes de personalidade deixam as informações sobre as pessoas candidatas mais completas para a equipe de seleção.
Por fim, eles permitem que sejam reveladas particularidades psicológicas, muitas vezes despercebidas, mas que são decisivas para a vaga ofertada, por exemplo.
O que é e como é feito o teste MBTI?
O teste MBTI foi desenvolvido por Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers, mãe e filha. Elas se basearam nas teorias sobre os Tipos Psicológicos, de Carl Jung.
A sigla MBTI significa Myers-Briggs Type Indicator (Classificação Tipológica de Myers-Briggs). Trata-se de uma ferramenta que ajuda na identificação das características e preferências pessoais de um indivíduo que podem impactar o ambiente organizacional.
Equipes de recrutamento costumam utilizar o MBTI em processos de seleção, porém ele pode ser aplicado em qualquer área da organização. De forma simples, o teste funciona com base em inúmeras perguntas ou afirmações que devem ser respondidas de acordo com a personalidade de cada profissional.
Para cada uma das perguntas ou afirmações, a resposta segue a seguinte escala:
Concordo totalmente;
Concordo em parte;
Indiferente;
Discordo em parte;
Discordo totalmente.
Ele pode ser realizado totalmente online, com um questionário interativo, onde, no final, o sistema computa as respostas, analisa o perfil e emite um relatório detalhado baseando-se na forma como a pessoa vê o mundo e se comporta mediante ele. Existem 16 personalidades possíveis com os resultados.
16 personalidades do MBTI
O resultado do MBTI indica a maneira como a pessoa percebe e julga a realidade, baseando-se nas escolhas, potenciais, características, pontos fortes e fracos, preferências e forma como cada indivíduo resolve os problemas.
São 16 personalidades distintas que se apoiam nas dicotomias e nos tipos psicológicos de cada pessoa, cruzando informações e chegando ao resultado final. São elas:
ISTJ - Organizadores naturais.
ISTP - Consertam as coisas fazendo o que deve ser feito.
ISFJ - Alto senso de dever e proteção.
ISFP - São a favor de que ações valem mais do que as palavras.
INTJ - Acreditam na melhoria das coisas.
INTP - Solucionam problemas.
INFJ - Conhecidos por serem inspiradores e terem bons conselhos.
INFP - Pensam na sociedade e na idealização de serviços nobres.
ESTJ - Administradores e guardiões natos.
ESTP - Fazem acontecer baseados na realidade.
ESFJ - Amigos de todos, promovem confiança.
ESFP- Alto desempenho e facilidade para tornar trabalhos mais agradáveis.
ENTJ - Executivos natos, gostam de liderar.
ENTP - São inventores em busca de desafios.
ENFJ - A persuasão e conversa fazem parte do dia a dia.
ENFP - São vistos como inspirações por se superarem nos desempenhos.
Relação entre o MBTI e a diversidade
O teste MBTI é uma solução para as empresas que buscam uma identidade maior no quesito diversidade, podendo, assim, reconhecer os talentos e profissionais que vão se candidatar a vagas, firmando o objetivo de avaliar as principais características dessas pessoas colaboradoras no ambiente corporativo.
Em sua maioria, o MBTI vem sendo utilizado em processos seletivos a fim de entender características pessoais, o que ajuda na hora de compor o time.
Ademais, na busca por informações simples, como selecionar prioridades, o resultado dos testes encaixa as pessoas em grupos nos quais elas se sentirão mais à vontade e livres para atuar da maneira que desejarem, sem que haja olhares negativos ou preconceituosos para suas características (deficiência, raça, cor, etnia ou orientação sexual).
O que achou do conteúdo? Agora que você já sabe mais sobre a finalidade e as personalidades do teste MBTI, ficou fácil aplicá-lo e, assim, conquistar uma integração mais orgânica e assertiva na equipe.
Se você busca implantar e abordar mais o tema da diversidade na sua empresa e não sabe por onde começar, nós podemos ajudar! Atuamos com um plano de trabalho em que a nossa missão é construir táticas de como alcançar os objetivos definidos nas estratégias.
Através de um apoio consultivo, nossos especialistas conseguem acompanhar toda a gestão de implementação do plano, sugerindo mudanças se necessário e ainda avaliando se os resultados esperados estão sendo atingidos. Saiba mais!