Todas as mães - Taís Alvim

17/04/2019

Todas as mães - Taís Alvim

Mãe que trabalha, mãe que estuda, mãe que pesquisa. Com um filho, dois, três, até quatro. Mãe que tem horário flexível, mãe que viaja muito, mãe que tem a própria empresa. Não existe uma regra nem um jeito único de ser mãe.

Para valorizar os mais diferentes tipos de maternidade, durante algumas semanas, a ImpulsoBeta vai entrevistar diversas mulheres com as mais diferentes histórias sobre maternidade. Conheça agora a história da Taís Alvim, nossa primeira entrevistada, que conta como foi a experiência de ter quatro filhos em um momento de mudança na sua empresa.

Quer receber as novidades e conteúdos da ImpulsoBeta? Se inscreva em nossa newsletter!

Taís tem uma história consolidada na indústria petrolífera. Em 1995, ela começou sua carreira como estagiária na área comercial da extinta Esso Brasileira de Petróleo e permaneceu na empresa atuando em diversas áreas, ocupando o primeiro cargo de liderança em 2006. Após algumas vendas, em 2010, a empresa se tornou parte da Raízen - mesmo ano em que Taís descobriu que estava grávida de quadrigêmeos.

A escolha de engravidar foi uma mudança de perspectiva de vida, que antes tinha todas suas prioridades voltadas ao trabalho. Segundo a Taís, apesar de estar casada há 8 anos quando engravidou, ela postergava a decisão de ser mãe "por medo de que não fosse capaz de conciliar, nem desempenhar bem os dois papéis, mãe e executiva em empresa multinacional. Desde que meus filhos nasceram, a maternidade está à frente da carreira, mas com equilíbrio correto e muita organização, consegui administrar a casa, os filhos e minha carreira. O medo que eu tinha não fazia sentido, mas você precisa arriscar para saber disso, vivendo os dois papéis na prática."

Após a licença maternidade, Taís comenta que teve que retomar a carreira, voltando uma posição abaixo de onde estava quando saiu. Contudo, após 10 meses ela já havia recuperado a posição antiga, assumindo vários desafios em sua área, tornando-se pouco tempo depois Head de Inovação e Desenvolvimento - e sua ascensão não parou por aí. No início desse ano, Taís foi convidada para integrar o corpo diretivo da Fintech recém-criada pela empresa e atualmente é a CCO da empresa e tem o desafio de expandir a base de clientes no Brasil, de acordo a um plano robusto de crescimento para a corporação.

Taís dividiu que sentiu que havia um temor por terceiros de que ela não daria conta de responsabilidades maiores na empresa por conta da maternidade quádrupla, mas conforme ela foi demonstrando como conciliava as diversas tarefas, com foco maior em produtividade, este temor se dissipou, dando a ela a oportunidade de continuar evoluindo na carreira após a maternidade.

Como conselho para outras mães que buscam esse equilíbrio entre maternidade e carreira, Taís diz que "a qualidade de como você utiliza seu tempo é a chave do sucesso. Ser produtiva, pragmática e organizada te ajuda a fazer mais coisas em menos tempo. Também você valoriza o tempo de uma forma diferente, dando mais valor a qualidade de estar junto em família com menos tempo disponível, mas com muito mais intensidade. No dia-a-dia do trabalho, importante planejar bem as tarefas diárias, semanais, e ter foco para atingir os objetivos sem desperdício de tempo" e ainda completa "a maternidade demorou para fazer parte do meu plano de vida, mas hoje não consigo imaginar minha vida sem meu quarteto."

Taís, o marido e seus quadrigêmeos: Beatriz, Vitória, Gabriela e Pedro Henrique
Taís, o marido e seus quadrigêmeos: Beatriz, Vitória, Gabriela e Pedro Henrique