Conheça os benefícios da diversidade geracional dentro das empresas
Cada época é marcada por grandes acontecimentos culturais, políticos, sociais e econômicos que impactam diretamente todo o contexto de vida e a visão do mundo das pessoas, bem como a maneira de elas se relacionarem.
As pessoas nascidas em diferentes períodos fazem parte de diferentes gerações, cada uma com suas características e maneiras de pensar, agir, aprender e se comportar nos mais diversos ambientes.
Sendo assim, é fundamental promover a convivência dessas pessoas das mais diferentes faixas etárias dentro das empresas para se ter um ambiente diverso e plural, onde todos os perfis são contemplados, e a data de nascimento não é um requisito nem critério para contratação.
Saiba o que é diversidade geracional
A diversidade geracional pode ser definida como uma forma de acolher profissionais das mais diferentes faixas etárias no ambiente de trabalho. Assim, ocorre a pluralidade desses perfis sociais, comportamentais e culturais.
Na diversidade geracional, não existe priorização de um grupo em relação aos demais, e sim o respeito aos pensamentos ou ideias de todas as pessoas dentro das organizações.
Ou seja, da mesma forma que as diversidades de gêneros, orientações sexuais, raças e outras merecem ser ouvidas, a diversidade geracional também tem sua importância na construção de um ambiente ainda mais inclusivo, junto às experiências e contribuições de cada um.
Entenda a importância de promover a diversidade entre gerações no ambiente de trabalho
Adotar práticas para estimular a diversidade geracional é importante, pois proporciona vantagens para as empresas e as pessoas que nelas atuam.
Ou seja, quando as equipes são plurais, é criado um enorme potencial de inovação, tornando a marca ainda mais competitiva e valorizada no mercado, afinal, a diversidade está ligada à criatividade e a novas ideias.
Além disso, as pessoas colaboradoras se sentem mais acolhidas, valorizadas e motivadas, sem discriminação. A liderança, por sua vez, pode contar com diferentes habilidades e perfis de profissionais para o alcance das metas e dos objetivos do negócio, já que as pessoas que pensam de maneiras distintas tornam o ambiente mais rico, criativo e com maior conhecimento.
Uma pesquisa realizada pela Great Place To Work em 2021, mostrou a seguinte distribuição etária nas principais organizações brasileiras:
12%, com até 25 anos, são da Geração Z;
33%, entre 26 e 34 anos, pertencem à Geração Y;
36%, entre 35 e 44 anos, constituem a Geração X;
16%, entre 45 e 54 anos, fazem parte da Geração X;
3%, com mais de 55 anos, são da Geração Baby Boomer.
Esses dados apontam que, mesmo a diversidade geracional sendo uma meta para muitas empresas, na prática, a realidade é outra e há muito ainda a ser feito. Outro dado da pesquisa revela que a média de idade das pessoas presidentes nas empresas está na faixa dos seus 54 anos.
Saiba como incluir a diversidade geracional
Pode ser que a diversidade geracional já esteja presente na sua empresa, porém de forma inconsciente e escondida. Para isso, realizar algumas ações pode auxiliar na hora de implementá-las efetivamente na organização. Acompanhe a seguir.
Elabore atividades de conscientização
É fundamental que todas as pessoas da instituição sejam conscientes com relação a suas responsabilidades e seus direitos. Trabalhar a conscientização, fazendo com que todas se sintam incluídas, indo do mais alto nível ao operacional, é uma boa maneira de estabelecer políticas de diversidade geracional.
Tenha técnicas de comunicação diversas
Busque aplicar boas e eficazes técnicas de comunicação, fazendo com que todos os perfis de profissionais se integrem às equipes. Isso fará com que o clima organizacional e a cultura da empresa sejam impactados de forma positiva com relação às gerações.
Busque motivadores de cada geração
Entender os aspectos que definem cada geração é uma das formas mais seguras para estabelecer a diversidade geracional. Essa prática contribui para que o setor de recrutamento e seleção aplique fatores adequados para cada grupo durante as contratações. São formas de fazer com que cada pessoa colaboradora seja estimulada a contribuir com um rendimento individual e satisfatório.
Ficou fácil compreender que a diversidade geracional dentro das empresas vem se tornando cada vez mais comum, afinal, a expectativa de vida das pessoas tem aumentado nos últimos anos. Consequentemente, elas estão sendo produtivas e ativas por muito mais tempo, tornando natural o encontro das diferentes gerações no ambiente de trabalho.
Saber promover a inclusão geracional faz toda a diferença para a imagem da sua marca no mercado e em meio à concorrência. Ela é totalmente positiva, pois pode gerar pluralidade, inovação, diversidade, inclusão e, ainda, reduzir conflitos se todas as pessoas das mais diversas gerações forem ouvidas e respeitadas.