Manifesto de diversidade: saiba o que é e como criar um sua empresa
Você já ouviu falar em um manifesto de diversidade? Trata-se de um documento de grande importância para as empresas, afinal, é através dele que metas de inclusão são criadas, proporcionando mudanças significativas no ambiente.
O manifesto envolve a responsabilidade que as empresas assumem na hora de construir um local mais inclusivo. Para isso, é preciso, além de apoiar, praticar iniciativas capazes de diminuir a desigualdade.
Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto tão importante!
O que é um manifesto de diversidade?
O manifesto de diversidade é um documento que atua como um compromisso formal da empresa e das equipes para estabelecer metas, buscar ações de inclusão, gerar mudanças sociais significativas no ambiente de trabalho. Consequentemente, os impactos positivos são muitos e geram reais mudanças sociais.
Também conhecido como posicionamento de diversidade, o manifesto reflete os passos que a organização se compromete, criando um espaço com mais diversidade, equidade e inclusão.
Contudo, é superimportante que essa estratégia faça a marca transmitir verdade, mas, para isso, é necessário alinhar uma linguagem com o propósito que a empresa deseja atingir. Só assim, os impactos positivos do manifesto de diversidade poderão ser notados.
Importância de aderir a esse tipo de posicionamento
É justamente por meio do manifesto de diversidade que a empresa começa a assumir responsabilidade e cria um ambiente organizacional cada vez mais inclusivo, gerando melhorias para o local de trabalho e fazendo com que ele se torne mais leve e seguro.
Portanto, é preciso levar às pessoas colaboradoras os posicionamentos que a marca deseja tomar sobre questões sociais, uma vez que elas devem visualizar as ações da empresa que visam ao combate do preconceito e da desigualdade.
De forma geral, a empresa se torna importante e referência para as demais, assim como consegue direcionar o seu público.
Dicas para criar um manifesto de diversidade na sua empresa
Criar um manifesto de diversidade vai além de estruturar ações ou projetos pontuais. É fundamental atuar nesse cenário e tê-lo como uma premissa na cultura organizacional da empresa.
Para que o compromisso de diversidade e inclusão da sua organização funcione, é necessário seguir alguns passos, tudo para que as temáticas sejam parte da cultura e um estímulo para o comprometimento de todas as equipes.
Confira, a seguir, algumas dicas para criar esse manifesto e executá-lo corretamente.
1. Tenha iniciativas verdadeiras
Atualmente, o público tem um olhar mais treinado com relação às ações de diversidade. Não adianta elaborar um método que não refletirá verdadeiramente na sua empresa.
Procure criar conjuntos de mudanças no ambiente onde a diversidade, inclusão e equidade de oportunidades sejam o foco.
2. Crie compromissos que possam ser realizados
O manifesto de diversidade só pode ser criado quando for entendido que ele não é um simples documento para ficar na gaveta, mas sim uma maneira de investir e executar os compromissos, fazendo com que as metas criadas sejam devidamente cumpridas.
É importante escutar e engajar as pessoas para que elas se sintam motivadas e representadas no meio dessas ações. Quando uma equipe se alinha em busca dos resultados, tudo fica mais fácil.
3. Identifique com quem que você deseja se comunicar
Conversar e entender as pessoas consumidoras e as da equipe para coletar opiniões é um passo necessário para unir as mais variadas visões. Assim, é possível que o manifesto de diversidade se aproxime ainda mais dos interesses dos indivíduos.
Vale, ainda, mapear o público e observar se o ambiente organizacional é diverso e inclusivo, para que, junto ao RH, seja possível criar formas de gerar mudanças que se misturem com as novas iniciativas.
4. Pense na construção de políticas a longo prazo
O manifesto precisa de vida útil longa, pois ele geralmente conta com várias etapas para ser colocado em pleno funcionamento. Sua execução pode ser demorada, então é importante não criar expectativas de datas para a sua conclusão.
5. Busque abranger e incluir todos os públicos
É válido observar os diferentes grupos, traçando objetivos mais coerentes e vão gerar impactos positivos para toda a empresa. Outro ponto é criar metas úteis e específicas para se chegar aonde deseja, sempre incluindo todas as pessoas da empresa.
6. A comunicação deve ser para todas as pessoas da equipe
Durante todo o processo, manter uma boa comunicação com a equipe é importante, fazendo com que ela acompanhe as ações implantadas.
Além disso, é necessário ter recursos para investir nas etapas de trabalho, disposição e engajamento de todas as equipes envolvidas para realizar as divulgações necessárias. Com isso, será mais fácil alcançar os objetivos e, ainda, gerar impactos positivos na vida das pessoas.
Ademais, conclui-se que o manifesto de diversidade é um documento que deve ser criado por todas as pessoas colaboradoras que integram a empresa, sempre com base nas opiniões e nas reais necessidades de mudança.
Com uma elaboração conjunta, o ambiente organizacional se torna mais seguro e aumenta o engajamento.
Já pensou em apoiar a diversidade, equidade e inclusão na sua empresa? Nós podemos ajudar! Clique aqui para saber como.