Um salto de 8 anos: como avançamos na pauta de DEI desde 2015 e como a ImpulsoBeta vem contribuindo com essa jornada
No Brasil de 2023, injúria racial se tornou crime equiparado ao racismo. A Lei Mariana Ferrer protege vítimas de crimes sexuais em julgamentos, e pessoas trans conseguem alterar nome e gênero em seus documentos de forma simplificada no cartório. No Brasil de hoje, adotou-se três siglas no dicionário corporativo que trazem um simbolismo novo sobre sucesso empresarial. ESG abreviatura para "Environment, Social & Governance" (Ambiental, Social e Governança ASG, em português) passam a ser pauta de reuniões que só tinham espaço para Lucro Operacional, Market Share e outros jargões de "business as it is" - os negócios como eles são.
ESG é parceiro de Diversidade, Equidade e Inclusão, e com ele começamos a cobrar empresas de capital aberto na B3 a adotarem a diversidade em seus conselhos de administração e a premiarem pessoas executivas não apenas por metas financeiras, mas também pela diversidade em seus times.
O Brasil que a gente vivia em 2015, quando eu dei o pontapé inicial na ImpulsoBeta, era bem diferente. As empresas acreditavam que diversidade era puramente responsabilidade social, e a palavra-chave das estratégias de gestão de pessoas de boa parte das empresas era meritocracia.
Embora ainda haja muito a ser construído, é importante celebrar as conquistas da jornada. São avanços de políticas públicas e de cultura e práticas dentro das empresas que só foram possíveis por anos de articulação, tudo por meio dos movimentos sociais coletivos e do ativismo individual crescente em nosso país, de pessoas especialistas como nosso time na ImpulsoBeta e de profissionais que trabalham rompendo paradigmas dentro das grandes empresas como nossos e nossas clientes.
Trabalhar com temas que despertam um forte propósito, como o que temos na ImpulsoBeta, é de uma grande complexidade emocional. Um artigo publicado em 2019 pela pesquisadora americana Jeniffer Moss na revista Harvard Business Review, chamado "When passion leads to burnout", indicou que: "executivos focados em missão, funcionários de organizações sem fins lucrativos, professores/diretores, enfermeiros e médicos são algumas das pessoas com maior risco de esgotamento". Em anos de tensão política como foi 2022, isso deve ser potencializado para quem atua na pauta de Diversidade, Equidade e Inclusão – mas isso é só fruto de uma análise, sem embasamento em nenhum estudo mesmo.
Neste ano em que a ImpulsoBeta completa 8 anos de existência, temos a comemorar todos esses avanços em nosso país, e também a consolidação das soluções de diversidade como ferramentas de negócio e nosso crescimento em um país muito árido ao empreendedorismo.
Para isso, quero compartilhar com vocês um pouco do nosso caminho até aqui por meio desse vídeo que traz momentos marcantes da construção da nossa missão, das nossas soluções e do nosso impacto na ponta.
O teaser? A gente mudou um tanto pelo caminho (adaptabilidade que chama, né?), trabalhou junto com uma boa galera e contribuiu com transformações de uma pá de gente e uma pá de empresas.